ArtigosColunistasPublieditorial

Obras “turn key”: uma nova tendência no segmento de reformas e interiores

Obras costumam ser sinônimo de dor de cabeça, sejam obras de grande porte ou pequenas intervenções e reformas, é unânime dizer que só a ideia de passar por uma obra causa calafrios em muitas pessoas.

Grande parte desse paradigma pode ser explicado pelo atraso tecnológico e a dificuldade do setor da Construção Civil como um todo em se reinventar. Apesar de estarmos vendo algumas iniciativas de empresas privadas que tenham como objetivo justamente uma colaboração conjunta para a mudança deste cenário, ainda permanece em maior parte uma falta de processos otimizados, o excesso de desperdícios e uma frequente má qualificação da mão de obra.

Uma das iniciativas que vem ganhando maior notoriedade no mercado nacional, principalmente em obras de reforma e materialização de projetos de interiores, é a adoção do modelo “turn key” ou “chave na mão”. Esse modelo de operação visa reduzir as dificuldades encontradas pelos clientes em todas as etapas de uma obra.

O modelo “turn key” nada mais é do que a contratação de uma empresa especializada específica para centralizar todas as etapas de uma obra, desde o projeto, compatibilização, orçamento, planejamento, cronograma, contratação de mão de obra, compra de materiais, até o acompanhamento das atividades propriamente ditas.

Neste modelo, o cliente contrata e paga apenas uma empresa, que encarrega-se de entregar pronto tudo aquilo que foi aprovado em projeto, evitando problemas decorrentes de inexperiência e falta de conhecimento técnico, ainda da falta de referência dos profissionais e fornecedores elencados. Dessa forma, a realização da obra se torna bem mais prática e tranquila para o cliente. Porém, é muito importante lembrar que cada etapa e detalhe do projeto, como prazos, orçamento e resultados, devem ser bem definidos desde o início no contrato. Afinal, depois de assinado, o fornecedor contratado vai seguir o que ali foi combinado.

Este novo modelo vem despontando tanto para obras de reforma do segmento residencial como comercial. Algumas empresas vem especializando-se em atender seus cliente apenas nesta nova metodologia, tais como a Miami Empreendimentos, que já entrega obras deste modelo em todo o território nacional e planeja para os próximos cinco anos atender cerca de 300 obras por ano, atingindo faturamento na casa dos 100 milhões de reais.

Algumas vantagens do modelo “turn key”:

Maior praticidade e menor nível de stress para o cliente.
Maior agilidade na obra, contando com bons profissionais já mapeados pela contratada, além da expertise no planejamento de atividades e no gerenciamento.
Resultado mais uniforme, tendo apenas uma empresa centralizadora, evitando atividades executadas por fornecedores distintos, que, por sua vez, podem resultar em uma obra “Frankenstein”.
Garantia e apoio após a conclusão dos serviços. Caso ocorra algum problema ao longo da execução ou mesmo após, o cliente não precisa ficar correndo atrás de cada fornecedor para solicitar um processo de pós-venda, pois tudo fica centralizado em uma única contratada.

Por essas e outras é que o modelo “turn key” vem ganhando tanto espaço no mercado nacional. Em países mais desenvolvidos essa prática já é bastante comum: imagine comprar uma casa pronta no Estados Unidos que venha apenas no contrapiso… Esse cenário é praticamente inexistente por lá. Em geral, você já adquire um imóvel com piso, pintura, móveis sob medida etc.

Para aqueles clientes que não tem tempo para se incomodar com questões específicas de obra, que preferem colocar tudo na mão de profissionais capacitados, que prezam pela comodidade e garantia de boas entregas ou ainda que não desejam envolver-se com o processo de execução, a contratação de uma empresa especializada no modelo “turn key” é a melhor opção. Vale lembrar:

“CARO É AQUILO QUE VOCÊ PAGA A METADE DO PREÇO, MAS NÃO RESOLVE O SEU PROBLEMA”.

Matheus Eduardo Leite Gomes
Últimos posts por Matheus Eduardo Leite Gomes (exibir todos)

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo