ArtigosColunistasGestão de conflitos

ESG e Mediação nos Condomínios: Sustentabilidade e Relacionamento como valores.

ESG

No ano 2000, o então secretário-executivo das Nações Unidas, Kofi Annan, lançou o Pacto Global, um movimento pela adoção de valores fundamentais nas práticas de negócios. Em janeiro de 2004, Kofi Annan convidou mais de 50 CEOs de grandes instituições financeiras a participar de uma iniciativa conjunta, para encontrar maneiras de integrar o ESG aos mercados de capitais – E de Environmental (Ambiental), S de Social (Social) e G de Governance (Governança) e a pauta ESG chegou à mesa dos executivos. Com a difusão dos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável na Agenda 2030 da ONU, grande parte do mundo empresarial passou a rever suas práticas de produção e preservação ambiental, contratação de colaboradores e serviços, inclusão da diversidade, respeito aos direitos humanos, preocupação com as relações comunitárias, tomada de decisão envolvendo colaboradores, responsabilidade social, inovação, ética nos negócios, segurança de dados, privacidade, enfim, tudo o que se traduz na SUSTENTABILIDADE como um valor.

A MEDIAÇÃO

Já escrevemos aqui sobre a Mediação como uma forma de prevenir e de resolver disputas nas mais diversas áreas de relações interpessoais e comerciais. É sobre a solução dialogada de conflitos, a preservação de relacionamentos, a não judicialização de relações e o caráter pedagógico e emancipatório que podem ser experimentados por todos que desejam viver com responsabilidade e comprometidos com ambientes de paz. Nós podemos ser a paz um do outro. Resolver conflitos por meio da Mediação traz menos desgastes emocional e financeiro, em menor tempo e com a confidencialidade garantida. RELACIONAMENTOS como um valor.

ESG, Mediação e a valorização do condomínio

A gestão de um condomínio reflete diretamente na vida das pessoas e na imagem que ele tem na comunidade onde está inserido. Cuidar de indicadores como a taxa de inadimplência, MRR (Receita Recorrente Mensal), Churn rate (taxa de cancelamento), além de aplicar recursos em inovação e cuidar do estoque de dissonâncias ou conflitos que impactam o ambiente social dos moradores pode fazer toda a diferença no valuation do condomínio e de cada unidade que o compõe. Trazendo a moeda para melhor entendermos o termo valor, posso afirmar que antigamente o que garantia o valor da moeda era o lastro em ouro estocado. Lastro significa uma garantia de que determinada coisa possui o valor. Atualmente, o lastro da moeda fiduciária não é ouro estocado no tesouro nacional, mas a confiança nas instituições financeiras. Diante desse contexto, como anda o lastro do seu condomínio no mercado? Ou, como anda o lastro do seu trabalho de síndico ou de administrador no mercado? Perceba como práticas de ESG e Mediação na sua administração ou na sua sindicatura impactarão significativamente na valorização do condomínio e do empreendimento como um todo.
A CONFIANÇA como moeda de valor.

A Mediação como ação ESG. COMPORTAMENTO MUDA O MUNDO!
Seja signatário do Movimento Nacional ODS Santa Catarina, acesse sc.movimentoods.org.br

Simone Medeiros
Últimos posts por Simone Medeiros (exibir todos)

Simone Medeiros

Com mais de 8 mil horas de mediações realizadas. Sócia proprietária e Diretora de Mediação da Conversatio Arbitragem & Mediação. Assistente Social, especialista em Metodologia do Serviço Social, Arteterapia e Gestão de Conflitos no Judiciário Contemporâneo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo