Banner inicialMatéria de capaMatérias

Sindicatura Além do Comum

A visão de Ricardo Karpat para uma gestão condominial excepcional

No meio condominial, o nome de Ricardo Karpat ressoa como referência nacional na formação de síndicos profissionais. Com uma trajetória marcada pela imersão precoce no universo dos condomínios, Karpat se destaca como a principal figura na formação de Síndicos Profissionais, agregando sua expertise em Recursos Humanos. Diretor da Gábor e formado em Administração de Empresas pela FAAP, ele se tornou uma figura proeminente, moldando o cenário condominial com sua visão inovadora.

Nascido em meio às conversas sobre gestão de condomínios, Karpat absorveu desde a infância os intrincados meandros desse universo. “Eu nasci dentro do segmento condominial. Meus pais trabalham administrando condomínios há 48 anos”, revela ele. Com uma experiência multifacetada, desde os primeiros anos de sua vida até sua atuação como gestor na administradora familiar, Karpat conquistou uma visão 360º do setor.

Em 2010, impulsionado pela visão de um mercado mais ético e profissional, fundou a Gábor, uma empresa dedicada à educação no segmento condominial, com foco no topo da pirâmide: o Síndico. Sua busca por uma Sindicatura profissional destacou-se, fazendo da Gábor a pioneira no Brasil a trabalhar pela profissionalização do setor. “Fomos a primeira empresa do Brasil a levantar a bandeira da Sindicatura profissional, por isso nossa história se entrelaça com a profissionalização do setor”, afirma Karpat.

A entrevista conduzida pela Revista Domus revela a essência do método “Síndico 5 Estrelas”, uma certificação que visa estabelecer um padrão de excelência no universo dos Síndicos Profissionais. “O conceito da certificação Síndico 5 Estrelas surgiu com a identificação de que o mercado precisava ter um parâmetro de excelência”, explica Karpat. Com a colaboração da Fundação Vanzolini da USP, a certificação se tornou um selo de qualidade, conquistando a confiança do mercado. Hoje, com 250 síndicos certificados, a metodologia se consolida como um divisor de águas, impulsionando o sucesso e a referência dos profissionais certificados. Confira!

Revista Domus: Quem é ou como se define a pessoa do Ricardo Karpat? Como você resume essa trajetória pessoal e profissional da pessoal que se tornou referência na área condominial pelo Certificado “Síndico 5 Estrelas”?
Ricardo Karpat: Eu nasci dentro do segmento condominial, meus pais trabalham administrando condomínios há 48 anos. Como eu tenho 42, desde a barriga da minha mãe ouço sobre o assunto, os almoços e jantares em casa eram verdadeiras aulas de gestão e, por vezes, eu criança visitava o escritório da administradora e os condomínios administrados. Com 17 anos iniciei a trabalhar na administradora da família, passando por todos os departamentos existentes, o que me possibilitou ter uma visão 360º. Em 2010, motivado pela visão de que o mercado deveria ser mais ético e profissional, abri a Gábor, empresa focada em educação para o segmento condominial, focada no topo da pirâmide, o Síndico. Fomos a primeira empresa do Brasil a levantar a bandeira da Sindicatura profissional. Por isso, nossa história de entrelaça com a profissionalização do setor.

Revista Domus: Como surgiu o conceito do “Síndico 5 Estrelas” e a que razão você atribui a popularização e o sucesso desse método de formação? Qual o alcance hoje do curso? Existem planos de expansão?
Ricardo Karpat: O conceito da certificação “Síndico 5 Estrelas” surgiu com a identificação de que o mercado precisava ter um parâmetro de excelência para identificar Síndicos Profissionais capacitados, assim como acontece nos segmentos de tecnologia e de língua estrangeira, por exemplo. Assim, desenvolvemos uma certificação conquistada por meio de uma prova de proficiência com alto grau de dificuldade, sendo exigido 80% de acerto, além da necessidade de comprovação da idoneidade. Era o que os contratantes precisavam para ter segurança na hora de escolher um Síndico Profissional. A cereja do bolo foi contar com a principal certificadora do Brasil, a Fundação Vanzolini da USP, que reconhece e audita todo o processo. Além, claro de contarmos com 32 especialistas do segmento condominial de todo país formulando as questões. Atualmente temos 250 síndicos certificados, que juntos administram mais de 2.300 condomínios, totalizando cerca de 190.000 famílias e mais de R$ 185.000.000,00 geridos. Vale salientar que a cada semestre novos síndicos entram para esse grupo seleto. Por ano, em torno de 80 síndicos conquistam a certificação. O sucesso da certificação é fruto do sucesso que os síndicos certificados têm. A certificação ajuda eles a crescerem e conquistarem mais clientes, assim eles têm sucesso e viram referência no segmento, por consequência os demais síndicos querem também ter esse sucesso.

Revista Domus: Você tem formação e é especialista em RH. Quando e porque começou a se enveredar na área condominial e pela formação dos síndicos? Dentro dessa área condominial, o que mais se destaca na sua atuação ou o que mais lhe vem à mente que seja relevante abordar ou recordar nesta entrevista? Algum aspecto que mais lhe atraiu dentro do trabalho no segmento?
Ricardo Karpat: Como disse no início, eu nasci dentro dessa área, mas o que me fez apaixonar-me por ela foi a possibilidade de mudar o mundo. Sim, mudar o mundo. Pois quem muda a vida de uma pessoa, muda o mundo e o síndico pode mudar a vida de muitas pessoas. O síndico profissional, por gerir vários condomínios, pode mudar a vida de muito mais pessoas ainda. Desta forma, se eu capacitar o síndico ao extremo, mostrar a sua importância para sociedade fazendo com que ele seja valorizado e que eu consiga colocar critérios para demonstrar idoneidade e sempre incentivar a ética, eu poderia mudar realmente o mundo. Sendo assim, atualmente temos os Síndicos certificados “5 Estrelas”, além de mais de 8.000 síndicos formados nos nossos cursos da Gábor, além de quase 8 milhões de visualizações na Cond TV, nosso canal do youtube 100% voltado ao segmento condominial. Acredito que estamos no caminho certo e temos o objetivo de atingir muito mais gente ainda, colaborando para o aprimoramento do setor e consequentemente a melhora de vida das pessoas em geral.

Revista Domus: Você é colunista de rádio e frequentemente participa de programas de TV e internet. Como você enxerga esse papel de formador de opinião e influenciador através das mídias digitais e outros meios de comunicação?
Ricardo Karpat: Eu enxergo com muita responsabilidade. Sei que o que falo influencia algumas pessoas e desta forma busco sempre me preparar e influenciar positivamente a todos. Sempre reforço a necessidade de qualificação constante e a obrigação de se ter uma postura ética.

Revista Domus: Com base em sua experiência como Diretor da Gábor, como você vê a interseção entre Recursos Humanos e a gestão de condomínios? Quais são os desafios específicos relacionados à administração de equipes em ambientes condominiais e como o conhecimento em RH pode contribuir para superá-los?
Ricardo Karpat: O Condomínio é feito por pessoas. Os funcionários são pessoas, os prestadores de serviço também. Enfim, tudo se resume a pessoas. Desta forma, o relacionamento humano é crucial e saber gerir pessoas é imprescindível para qualquer líder. Ressalto que os condomínios residenciais potencializam as dificuldades, uma vez que as pessoas moram nestes locais e de maneira consciente ou inconsciente tem a percepção de que “na minha casa posso tudo” e nós sabemos que isso não é verdade. Um dos grandes papéis do síndico é a educação e aconscientização dos moradores, além também de ser um mediador de conflitos. Acredito que para ser síndico, você deve amar pessoas e, principalmente, ter um ideal, melhorar a vida desta coletividade.

Revista Domus: No cenário atual, quais são as principais tendências e desafios que você identifica na gestão de condomínios? Como as transformações sociais, tecnológicas e ambientais impactam as práticas e demandas nesse setor?
Ricardo Karpat: O principal desafio do síndico, no meu ponto de vista, é se adaptar às mudanças constantes. O mundo está se reinventando cada vez mais rápido. O que era bom ontem, hoje já não serve mais. A legislação muda frequentemente, sempre surge uma nova ABNT, tecnologias que nunca imaginamos brotam à nossa frente. O comportamento humano também se altera conforme essas evoluções surgem, sempre seguindo a tendência do compartilhamento. Por isso, os síndicos devem se qualificar constantemente e se reinventar periodicamente.

Revista Domus: Além do Certificado “Síndico 5 Estrelas”, quais outras iniciativas ou projetos você considera essenciais para a capacitação contínua de síndicos profissionais? Como você enxerga o papel da educação continuada na excelência da gestão condominial?

Ricardo Karpat: Educação continuada é a nova realidade mundial em todas áreas e isso não é diferente no segmento condominial. Através da Gábor, oferecemos diversos cursos e eventos qualificatórios, presenciais e virtuais. Atualmente temos lista de espera para a maioria deles e a procura não para de crescer. A Cond TV também é uma forma de ensino. Nós já temos mais de 1.800 vídeos publicados e lançamos 10 novos vídeos por semana. Como o acesso é gratuito, democratizamos a informação condominial de qualidade.

Revista Domus: Dada sua formação em Marketing, como você acredita que estratégias de marketing podem ser aplicadas de maneira eficaz na gestão de condomínios? Existem insights ou abordagens específicas que você destaca como sendo particularmente bem-sucedidas na promoção de uma gestão condominial eficiente e harmoniosa?
Ricardo Karpat: O Síndico se assemelha muito a um prefeito, por ser um cargo eletivo e também por depender de aprovação da plenária para as principais realizações. Desta forma, temos que criar um plano de comunicação, com embasamento no marketing para demonstrar tudo que é feito, para conscientizar os moradores e para direcioná-los nas tomadas de decisões. O Síndico tem que ser bom, mas também tem que parecer bom. Assim, como em qualquer outra profissão, o líder é muito visado, analisado e criticado. Então, deve saber usar o marketing pessoal para colaborar na condução do seu trabalho.

Revista Domus: Como você concilia suas múltiplas atividades, palestrante, colunista e diretor da Gábor? Qual é o segredo para manter um equilíbrio entre todas essas responsabilidades e ainda continuar inovando e se destacando em cada uma delas?
Ricardo Karpat: Atualmente atuo em diversas frentes no segmento condominial e sempre busco trazer inovações, uma visão que aprendi com meu pai Gabriel Karpat. O meu segredo é minha equipe, busco contratar seres humanos diferenciados como pessoas e especialistas em áreas distintas, tendo como pré-requisito serem melhores do que eu nessas áreas. Eu funciono como um facilitador para esses profissionais, permitindo que desenvolvam suas habilidades, que cresçam profissionalmente e que sejam felizes no seu dia a dia.

Revista Domus: Em sua visão, quais são os principais valores e habilidades que um síndico profissional de sucesso deve possuir? Como esses atributos contribuem para a construção de uma comunidade condominial saudável e bem gerida?
Ricardo Karpat: O síndico precisa amar pessoas, ser ético, ter um ideal e buscar aperfeiçoamento constante. É disso que toda coletividade precisa. Espero que consigamos dar esse exemplo aos gestores públicos.

Revista Domus: Você pode compartilhar algum caso, experiência ou relato nesses 25 anos de atuação que merecem ser contadas aos síndicos da revista? Algo que possa servir de exemplo ou orientação para aqueles que buscam melhorar a formação profissionalmente?
Ricardo Karpat: O que mais me deixa feliz é ver diversos síndicos muito bem sucedidos, realizando seus sonhos pessoais e familiares, por conta das remunerações que ganham atuando de maneira ética e profissional, proporcionando qualidade de vida aos moradores. Atualmente em nossa equipe de “Síndicos 5 Estrelas” temos dezenas de síndicos com ganhos de 3 dígitos, o que alguns anos atrás parecia ser impossível.

Revista Domus: Na sua opinião, qual o verdadeiro papel do síndico em um condomínio? Como ser um gestor bem visado e bem-sucedido?
Ricardo Karpat: O principal papel do síndico é proporcionar segurança e comodidade aos moradores e valorização patrimonial aos condôminos. Tudo que ele for fazer, ele deve seguir esses preceitos. Por isso, siga esses preceitos, seja sempre ético e mantenha sua qualificação. Se seguir isso, será bem sucedido e melhorará a vida de centenas ou até milhares de pessoas.

Revista Domus: Você poderia deixar uma frase, inspiração ou referência pessoal ou profissional para os leitores da Revista Domus?
Ricardo Karpat: Para finalizar, peço que todos parem por um momento e se imaginem no final da vida, no último suspiro. Como gostariam de ser lembrados pelos que ficam? Como gostariam que seus filhos contassem sua história para os seus netos? Se você for um excelente síndico, seus filhos terão muitas histórias colaborativas suas para contar aos seus netos. Essas histórias envolverão moradores, funcionários condominiais, colegas de trabalho e muito mais. Essas histórias contarão como você mudou positivamente a vida destas pessoas.

RevistaDomus

RevistaDomus

A Revista Domus Joinville é uma publicação impressa com o objetivo de ser um espaço aberto para a divulgação de conteúdo de marcas e profissionais do universo dos condomínios.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo