ArtigosColunistasPublieditorial

Habilidades de Oratória para Assembleias Condominiais

Sente aquele frio na barriga antes de uma assembleia? É comum! A assembleia é seu palco síndico, e saber se expressar bem é crucial para obter êxito em suas apresentações. Mesmo dominando o assunto, nervosismo ou despreparo podem atrapalhar. Para evitar isso, confira algumas dicas:

1. Prepare o Roteiro da Assembleia

Pense no roteiro como seu mapa. Ele guiará a apresentação, mantendo-a objetiva e direta. Defina os tópicos e esteja atento para que ele seja mantido. Assim, você controla a duração e evita reuniões longas e sem objetivo.

2. Controle o Tom de Voz

Sua voz é poderosa! A modulação e entonação são vitais para transmitir assertividade e prender a atenção. Varie o tom, seja firme ao enfatizar postos-chave, e use sua voz para guiar o público, facilitando a absorção das informações.

3. Mantenha a Postura Adequada

Na assembleia, você é o centro das atenções. Condôminos chegam com diversas emoções, e você só saberá a reação de cada um no decorrer da sua apresentação. Esteja preparado, com postura firme e domínio do assunto. Mantenha o foco na pauta e, se o debate desviar, gentilmente chame a atenção para retornar ao roteiro. Sempre que necessário, sugira agendar outro momento para temas paralelos.

4. Cumpra os Horários

Pontualidade é respeito! Estar atento aos horários de início e fim, conforme a convocação, é o primeiro passo para conquistar a aprovação do seu público. Crie um cronograma detalhado por tópico, faça uma estimativa de tempo para cada tópico e controle o tempo durante a apresentação, ajustando para cumprir o prazo total.

5. Saiba Lidar com Perguntas e Objeções

Este é um momento particular de cada síndico e vital para solução dos problemas em condomínios. Uma dica é alinhar a dinâmica no início da assembleia, expondo se você prefere perguntas durante a apresentação, ou ao final de cada tópico. Trate as questões e críticas de forma natural e responda de forma transparente. Se não souber responder de imediato, anote e se comprometa a retornar, demonstrando profissionalismo.

6. Engaje os Condôminos

Lembre-se: os problemas de hoje viram histórias amanhã! Histórias conectam pessoas. Compartilhe experiências suas ou de colegas em contextos semelhantes aos abordados. O networking é uma ferramenta poderosa para ter um repertório rico de situações e soluções, tornando suas apresentações mais envolventes.

Ao final de cada assembleia anote suas percepções positivas e negativas, trace um plano de ação e esteja aberto a melhorar de forma constante.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo